Políticas Editoriais

Foco e Escopo

FOCO

A Revista EQUADOR é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí, e objetiva a divulgação de conhecimentos na área de geografia, Ensino de Geografia e Ciências afins. Foi criada em 2012 e tem periodicidade semestral.

OBJETIVO

A Revista EQUADOR trata-se de espaço privilegiado de divulgação de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas densas a tratarem de questões proeminentes para a sociedade acadêmica, ciências naturais e sociais.

PÚBLICO ALVO

Tem como público alvo pesquisadores da Geografia Física e Humana, Ensino de Geografia, bem como de ciências afins.

SEÇÕES DA REVISTA 
A Revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:

a) Artigos Técnico-Científicos: textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas no mínimo no nível de mestrado.

b) Notas Técnicas

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Técnicas

Editores
  • Andrea Scabello
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Homenagens

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo apresentado à revista EQUADOR para publicação, será avaliado no mínimo por dois conselheiros científicos, ou se a temática impuser com participação de consultores ad hoc (avaliadores externos), com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações. 

No caso de pareceres conflitantes, o Editor Gerente encaminhará o trabalho a um terceiro conselheiro ou avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com ";;;;;;;;;;Autor";;;;;;;;;; e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos apresentados em congressos, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos.

 

Periodicidade

A Revista Equador é uma publicação Semestral. O primeiro número anual é publicado em Junho, o segundo em Dezembro de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.