http://www.ojs.ufpi.br/index.php/jibi

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Jornal Interdisciplinar de Biociências?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os autores devem consultar atentamente as diretrizes para autores antes de submeterem as contribuições de seus manuscritos, pois não serão aceitos produções que não estejam de acordo com as normas editoriais.

Artigos científicos

  1. Os artigos poderão ser submetidos em português ou inglês. Para artigo submetido na língua inglesa deverá ser anexado arquivo que comprove a correção ou tradução para a língua inglesa por tradutor ou empresa de tradução, bem como a certificação da tradução/correção realizada. Estes arquivos deverão ser anexados na seção de Transferência de Documentos Suplementares, durante o processo de submissão.
  2. Limitar-se ao máximo de dez páginas digitadas, não sendo contadas as páginas onde constem tabelas e ilustrações, nos quais deverão estar em arquivo separado daquele destinado ao corpo do texto.
  3. Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo.
  4. Apresentar, obrigatoriamente, dois resumos, nos idiomas inglês e português, não devendo ultrapassar 300 (trezentas) palavras, seguidas das palavras-chave, limitadas no máximo de cinco, que correspondam aos descritores em ciências da saúde (DeCS) que identifiquem o conteúdo do artigo. Os DeCS poderão ser consultados pelo endereço eletrônico: http://decs.bvs.br/
  5. O artigo deverá ser estruturado dentro da seguintes ordem:

5.1. Título do Trabalho, acompanhado de sua tradução para o inglês, ou vice-versa.

5.2. Resumo/Palavras-chave.

5.3. Abstract/Key-words.

5.4. Introdução.

5.5. Materiais e Métodos.

5.6. Resultados e Discussão.

5.7. Conclusões.

5.8. Referências

Comunicação científica (short communication)

Deverá ser de forma concisa, mas com descrição completa de uma pesquisa pontual ou em andamento (nota prévia), com metodologias completas e referências, tais quais a de um artigo científico original. O mesmo deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo com Palavras-chave; Abstract com Key words; Corpo do trabalho sem divisão de tópicos, porém seguindo a sequência - introdução, metodologia, resultados e discussão (podem ser incluídas tabelas e figuras), conclusão e referências.

Artigos de revisão

Os artigos de revisão não devem ser subdivididos em seções similares a de artigos completos (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão), mas devem apresentar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key-words; Introdução; Desenvolvimento (incluir os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão); Conclusão e Referências.

Relatos de caso

Os relatos de caso deverão seguir as mesmas diretrizes descritas para artigos cientifícos e poderão compreender: descrição de casos clínicos e anatomopatológicos ligados às grandes áreas das ciências agrárias e da saúde, bem como desenvolvimento de políticas públicas em saúde. Ainda descrição de novas espécies de interesse epidemiológico, zootécnico ou veterinário.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O manuscrito submetido deverá ser original, inédito e destinar-se exclusivamente a essa revista, sendo obrigatório anexar declaração assinada por todos os autores, expressando concordância no pagamento de tarifa como condicionante à sua publicação, na seção de Transferência de Documentos Suplementares.

  2. Digitação: O arquivo do manuscrito deverá ser apresentado em editor de texto editável (*.doc ou *.docx). O texto deverá ser digitado, obrigatoriamente, para formato A4 (21,0 x 29,7cm), espaço duplo, margens superiores e inferiores de 2,5cm, fonte Times New Roman e tamanho 12, com numeração consecutiva das páginas.

    O corpo do manuscrito deverá conter apenas títulos do artigo em português e inglês e estruturado como descrito no item 5 das Diretrizes para Autores.

  3. Página de rosto: A página de rosto deverá ser submetida em arquivo separado (*.doc ou *.docx) e anexado na seção de Transferência de Documentos Suplementares, durante o processo de submissão, e deverá conter o título do artigo em português e inglês, com o nome do(s) autor(es) e seus respectivos endereços eletrônicos, departamentos, centros e IES e, no rodapé da página deve-se mencionar o endereço completo (inclusive e-mail) do autor para correspondência. Observar que unicamente nesta página conste a identificação dos autores, para o devido sigilo e imparcialidade.

  4. Tabelas, Ilustrações e legendas devem ser relacionadas em arquivos separados do manuscrito original, e o arquivo contendo tabelas e/ou o arquivo contendo as ilustrações e legendas deverão ser anexados separadamente na seção de Transferência de Documentos Suplementares.

    Tabelas: As tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título. Na montagem das tabelas seguir: IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. Ed.: Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 61 p. O limite de tabelas por trabalho é de cinco. Em casos excepcionais, conhecida a opinião da Comissão Editorial, este número poderá ser ultrapassado. No texto devem ser indicadas pela palavra Tabela (por extenso).

    Ilustrações (fotografias, gráficos, quadros, desenhos ou esquemas): devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e citadas como figuras no texto. As fotografias devem ter a extensão .TIF e resolução mínima de 300 dpi e estarem em arquivo separado do corpo do texto. Gráficos, desenhos ou esquemas devem conter título e estar com as respectivas legendas. Desenhos e esquemas devem apresentar boa qualidade técnica e artística. Aceitar-se-á um número máximo de nove ilustrações por artigo, sugerindo-se a seguinte distribuição, quando for o caso: três fotografias, três gráficos e três desenhos/ esquemas. Acima deste limite, as despesas com reprodução ocorrerão por conta do autor. Ilustrações coloridas, independentemente do número, serão cobradas. No texto devem ser indicadas pela palavra Figura (por extenso).

  5. Em caso de submissão em uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando uma avaliação cega pelos pares serão seguidas.
  6. Referências: As referências seguem a normalização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023, que deve ser consultada.

    Exemplos de Apresentação dos Autores nas Referências:

    CONDE JÚNIOR, A.M. (um autor)

    SCHMITT, M.; FOEKENS, J.A. (dois autores)

    KOSLOWSKY, I.L.; BRAKE, S.E.; BITNER, S.J. (três autores)

    CRISTOFANILLI, M.; BUDD, G.T.; ELLIS, M.J.; STOPECK, A.; MATERA, J.; MILLER, M.C. [   ] (seis autores ou mais) ou CRISTOFANILLI, M. et al. (sem itálico).

    Exemplo de periódico

    LOEB, L.A.; LOEB, K.R.; ANDERSON, J.P. Multiple mutations and cancer. PNAS, v. 100, n. 3, p. 776-781, 2009.

    Exemplo de livro

    HELENICE DE SOUSA SPINOSA; SILVANA LIMA GÓRNIAK; JOÃO PALERMO-NETO. Medicamentos em animais de produção. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 504p.

    Exemplo de autor diferente para o livro e capítulo

    PAULINO, CA; RIZZO, MS. Agentes Antissépticos e Desinfetantes. In: Helenice de Sousa Spinosa; Silvana Lima Górniak; Maria Martha Bernardi. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. P. 418-431.

    Exemplo de mesmo autor para o livro e capítulo

    MAJNO, G. The medicus (Rome). In: MAJNO, G. The healing hand. Cambridge: Harvard University Press, 1975. p. 339-394.

    Exemplo de tese

    RIZZO, M.S. Colonização preferencial e disseminação do tumor transplantável de Ehrlich em camundongos. 2000. 100 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

    Exemplo de evento

    OLIVEIRA, C. A. Hormonioterapia em cadelas e gatas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL, 9, 1991, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, 1991. p. 100-111.

    Exemplo de livro eletrônico

    POORE, M. H. Alternative feeds for beef cattle. North Carolina: North Carolina Corporative Extension Service, 1994. Disponível em: <http://www.ces.ncsu.edu/drought/dro-28.html>. Acesso em: 23 abr. 2007.

    Exemplos de artigos de periódicos eletrônicos

    CONDE JÚNIOR, A.M.; FORTES, E.A.M.; MENEZES, D.J.A.; LOPES, L.O.; CARVALHO, M.A.M. Morphological and morphometric characterization of Agouti’s peripheral blood cells (Dasyprocta prymnolopha, Wagler, 1831), raised in captivity. Microsc Res Tech, v.75, n. 3, p. 374-8, 2012. Doi: 10.1002/jemt.21066. Epub 2011 Sep 2. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21898666>. Acesso em: 31 jan. 2013.

     

  7. RECOMENDAÇÕES

    Ao realizar a submissão, o autor declara que:

    1 - A submissão é um trabalho original, não publicado ou submetido para publicação em outro periódico, seja no formato impresso ou por meio eletrônico.

    2 - Todos os autores citados contribuiram diretamente para o conteúdo intelectual deste trabalho, tornando-se pública a responsabilidade pelo conteúdo.

    3 - O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para uso de seu nome foi concedida, caso seja necessário.

    4 - Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos verdadeiros ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

    5 -Os resultados obtidos com este estudo foram realizados observando-se as políticas vigentes nas instituições, às quais os autores estão vinculados, relativas à pesquisa com seres humanos e/ou animais, e/ou material dela derivado (Aprovação em Comitê de Ética Institucional).

    6 - Não haver conflitos de interesses e financeiros em nome do autor e co-autores em relação ao conteúdo deste manuscrito.
 

Declaração de Direito Autoral

Matérias publicadas no Jornal Interdisciplinar de Biociências (JIBI) em versão eletrônica (ISSN 2448-0002) são cobertas por direitos autorais. Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de propriedade do autor, com direitos de primeira publicação para a JIBI. Os artigos publicados nesta revista são de acesso livre e de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais. Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Publicação de artigo: 100,00 (BRL)
Caso este documento seja aceito para publicação, será necessário o pagamento de uma taxa de publicação de artigo para auxiliar nos custos de publicação, inclusive manutenção do DOI, registros e indexadores.
O(s) autor(es) se compromete(m), no caso da aceitação do manuscrito para publicação, a realizar pagamento de taxa de publicação de acordo com os seguintes critérios: Artigos Completos, Artigos de Revisão e Relatos de Caso: R$ 50,00 (quando redigidos em inglês) ou R$ 100,00 (em português).

Caso não possa arcar com as taxas descritas, notifique a equipe editorial por meio do campo Comentários, pois não é de interesse da revista que quaisquer taxas impeçam a publicação de trabalhos de alta relevância para o público.