Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí

Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí é uma publicação eletrônica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, mantido, em nível nacional, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e em nível estadual, pela Universidade Federal do Piauí. Seu público-alvo compreende todos os envolvidos com o PARFOR / UFPI, incluindo gestores, professores, alunos, pesquisadores e quaisquer profissionais interessados nas temáticas relacionadas ao desenvolvimento do Plano, independentemente de sua formação acadêmica e vinculação institucional.


Licença Creative Commons
Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí de Form@re está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.ojs.ufpi.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.ojs.ufpi.br/

Imagem para capa da revista

Notícias

 

Chamada de submissão de artigos para a Form@re

 

A revista Form@re é uma publicação semestral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPI) da Universidade Federal do Piauí. Criada em 2013, A Revista Form@re publica periodicamente artigos, Relatos de Pesquisa, Relatos de Experiência, Pontos de Vista e Resenha de Licenciatura e áreas afins.

Nesses termos, informamos que a submissão de artigos para o V. 4, N. 1 da Revista Form@re pode ser enviado até o dia 30 de junho de 2016.

O processo de submissão é por fluxo contínuo e as normas podem ser acessadas no endereço eletrônico: http://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/index.

Visitem a página da Revista Form@re, onde estão disponíveis os números já publicados e aproveite para conhecer as normas de publicação.

Atenciosamente,

Comitê Editorial

 
Publicado: 2016-05-26
 
Outras notícias...

v. 4, n. 1 (2016): Form@re

Sumário

EDITORIAL

FORM@RE: Edição especial I Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (I SIMPARFOR) PDF
Maria da Glória Duarte Ferro, Luciana Nobre de Abreu Ferreira
EXPEDIENTE PDF
 

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / ARTES VISUAIS

NAIF: BELEZA E SIMPLICIDADE COMO EXPRESSÕES DE CULTURA PDF
José Marcelo Costa dos Santos, Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari
OS JESUÍTAS E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DA ARTE EM JERUMENHA/ PI PDF
Domingas César Messias da Conceição, Tânia Maria de Sousa, Uilisneide Lima de Oliveira, Melise Pessoa Araújo Meireles
A FOTOGRAFIA COMO REGISTRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: (RE)VIVENDO MEMÓRIAS DISCENTES PDF
Cristiana Brandão de Oliveira, Cristiana Francisca Barros, Euleana Silva Moraes, Gilvana Pessoa de Oliveira

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONTRIBUIÇÃO DO HANDEBOL PARA A FORMAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS DA EQUIPE DO CAIC BALDUINO BARBOSA DE DEUS PDF
Diana Carla Pereira, Dheane Soares Alcântara de Sousa, Eliclecio Calacio Silva, Sérgio Luiz Galan Ribeiro
A DIVISÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Grasiely Matos de Araújo, Thais Norberta Bezerra de Moura
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RESGATANDO A DANÇA DO CAVALO PIANCÓ: UMA PROPOSTA DE APLICABILIDADE PRÁTICA PDF
Cleonice Lima de Jesus, Uziel Lopes da Silva, Cynara Cristhina Aragão Pereira
AS DIFERENÇAS ENTRE OS ALUNOS: COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXPLICAM-NAS PDF
Alex Sandro Carneiro Brito, Elizângela da Conceição Cruz, Ivaldo Pereira Lima, Maria da Conceição Soares Monte, Maria da Paz Sousa, Teresinha de Jesus Soares de Mota, Cristiane de Sousa Moura Teixeira
AS DIVERSIDADES CULTURAIS NO FUTEBOL BRASILEIRO EM 2015 PDF
Maria da Paz Silva Gomes Amorim, Maria das Graças Martins Sousa, Maria Helena Pereira dos Santos, Rejane de Oliveira Gomes, Rejamara Borges Amorim, Tiago Magalhães Pontes
AVALIAÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E NÍVEL DE DOR E O RELACIONAMENTO COM A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PARFOR DE ESPERANTINA-PI PDF
Acácio Lustosa Dantas, Élida Melo Araújo, Francilene Rodrigues Lustosa Vasconcelos, Maria de Fátima Machado Barroso, Maria Francisca da Silva Sousa, Anselmo Alves Lustosa
DIVERSIDADES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA PDF
Ilza Maria Sousa de Carvalho, Ivanete da Silva Sousa, Lorena Brito Gonçalves Sousa
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES PDF
Silvia Adriana Lima Abreu, Brenda de Oliveira Santos, Jessica Priscila Sousa Silva, Maria da Conceição Alves Paiva, Marcos de Moura Bastos, Maria do Carmo de Carvalho e Martins
EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR NO IMAGINÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR DA CIDADE DE BURITI DOS LOPES-PI PDF
Sabina Vieira de Carvalho de Souza, George Luiz Duarte Val, Edvaldo César da Silva Oliveira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS E CONCRETITUDES NO PDF
Regina da Silva Araújo, Gieudo Robson Carvalho Lima, Edvaldo César da Silva Oliveira
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Francelia de Araujo Bezerra, Gecileia de Araújo Lima, Germano Araújo de Souza, Gabriela Dantas Carvalho
FANZINE: INVENÇÃO DO APRENDER NA FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Maria Ronilsa de Moura Sousa Carvalho, Maria Dolores dos Santos Vieira
FATORES QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Francelia de Araujo Bezerra, Gecileia de Araújo Lima, Germano Araújo de Souza, Gabriela Dantas Carvalho
INVESTIGAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS NO PARFOR/UFPI PDF
Elizabete Maria da Silva, Francisca Maria de Sousa Leal, Josileide Maria Leal
O PAPEL DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO PROFESSOR DA CEMTI FRANKLIN DÓRIA PDF
Vidalia Maria Campos da Silva, Neuton Alves de Araújo
O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI PDF
Abdias Lopes Medeiros, Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves
OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REFLEXÕES SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MODALIDADE HANDEBOL PDF
Cássio Coutinho Halabe, Eduardo de Oliveira Miranda, Erika Raquel Nascimento Silva, Evânia Maria Ramalho Andrade, Emanuele Alves de Sousa
PORTFÓLIO: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Francisco Alves de Sousa Filho, Mirtes Gonçalves Honório
PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR PDF
Airton de Sousa Silva, Antonia Almirene Silva Soares, Leonardo Coelho de Deus Lima

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / HISTÓRIA

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA PDF
Maria do Perpétuo Socorro Viana Lima, Pedrina Silva Feitosa, Valdenoura Moreira Cavalcante, Valdivino da Costa Nunes Filho, Francisca Lidiane de Sousa Lima
DESIGUALDADE EDUCACIONAL: ANÁLISE DAS TAXAS DE RENDIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS/PI PDF
Ana Maria Ferreira Brauna, Arturia Maria Lima de Sousa, Daiana Brauna da Costa, Roberto Alves Bezerra, Janio Ribeiro dos Santos
ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Isabel Rodrigues Diniz, José Airton Pereira da Silva, Maria do Rosário de Sousa, Sebastião Machado Carvalho Neto, Darkyana Francisca Ibiapina
EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESVELANDO TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE QUATRO ALUNAS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR PDF
Gleide Mendes da Silva, Maria da Luz Sales Lima, Maria Sorleide Deodato dos Santos, Tatiane Pereira de Sousa Bezerra, Wagnaldo Nunes da Silva Castro
NARRATIVA DAS MULHERES NEGRAS ARTESÃS DO POTY VELHO: SUAS SINGULARIDADES NO ARTESANATO EMPREENDEDOR PDF
Marlene Lima de Carvalho, Miriam Santos da Silva, Soledade Batista Abade, Maryneves Saraiva de Arêa Leão Sousa
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NA CIDADE DE BOM PRINCÍPIO – PIAUÍ: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PDF
Débora Luiza de Carvalho Azevedo, Jullyane Frazão Santana, Maria Geissiane Aguiar Alves, Maria Jordânia de Deus Silva, Naide Farias Costa, Pedro Araújo de Barros Neto, Tatiara Campelo Veras, Samuel Pires Melo
POR UMA HISTÓRIA MAIS DIVERSA: A RIQUEZA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO NO COTIDIANO BRASILEIRO PDF
Eva Lacerda de Oliveira, Joselha Moreira da Cruz, Maria do Socorro Coutinho Pereira, Joina Freitas Borges

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / LETRAS-INGLÊS

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CAMPO PDF
Antonio Francisco das Chagas, Cecília Alves Pereira Neta, Francilene Rodrigues do Nascimento Sousa, João Cassiano de Oliveira Neto, Ricardo de Carvalho Costa
DUOLINGO: INOVAÇÃO DO INGLÊS NA ESCOLA PDF
Belize Ceiloe Costa Mota, Rosalina da Conceição Coelho, Vicença Maria da Conceição Silva, José Machado Moita Neto

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / LETRAS-PORTUGUÊS

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: VISÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS PARA A PRÁTICA DOCENTE PDF
Benedita de Brito Melo, Maria da Conceição do Nascimento, Miriam Silva Maia, Maria do Socorro Santos Leal Paixão
DIRETRIZES LEGAIS E DIVERSIDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERRACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Antonia Pereira da Silva, Luciana Kelma de Sousa Araújo, Sonia Maria de Castro, João Evangelista das Neves Araújo

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO SOCIA EDUCATIVO PDF
Maria José da Silva Melo, Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Carolina Rodrigues Queiroz, Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho
ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA LEITURA E ESCRITA: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ALFA E BETO NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR PDF
Girlene Soares dos Reis, Marilene Alves Reis, Tânia Maria Cunha e Silva, Naziozênio Antonio Lacerda
AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Maria de Lourdes do Nascimento Marques, Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho
AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O ALCANCE DOS FINS EDUCACIONAIS PDF
Márcia Pereira da Silva, Rosana Evangelista da Cruz
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATÕES-MA PDF
Kelma Tananda das Neves Ribeiro Colaço, Rosana Evangelista da Cruz
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM NOVO OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Maria Dolores dos Santos Vieira, Antonia Regina dos Santos Abreu Alves
EDUCAÇÃO E GÊNERO: HOMENS NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Adriana Maria de Sousa, Maria Dolores dos Santos Vieira
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E OS SABERES PEDAGÓGICOS PDF
Márcia Beatriz Barros Caminha, Maria de Deus Cavalcante Soares, Keylla Rejane Almeida Melo
EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE ESCOLAR MACHADO DE ASSIS – TIMON/MA PDF
Maria do Socorro Costa Guimarães, Rosana Evangelista da Cruz
EXPECTATIVAS DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA ESTADUAL TERESINHA NUNES NA CIDADE DE PICOS-PIAUÍ PDF
Ana Maria Alves da Silva Cosmo, Maria Dolores dos Santos Vieira
“MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”: AS INTERFACES ENTRE CORPO, CULTURA E O SER NEGRO (A) NO AMBIENTE ESCOLAR PDF
Antonio Carlos Barbosa de Sousa, Jonas Neres Barbosa, Maria Aparecida Abade Santana, Ranchimit Batista Nunes
O REFLEXO DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Antonia Regina dos Santos Abreu Alves, Maria Dolores dos Santos Vieira
O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TRÊS ESCOLAS DE BOM JESUS – PIAUÍ PDF
Daniel Medeiros da Fonseca, Girlê Medeiros da Fonseca, Raquel Sousa Valois
RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: CONSTRUÍNDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA PDF
Edilanne Bezerra da Rocha, Francisca da Costa Lima, Raimunda do Nascimento, Neide Cavalcante Guedes


ISSN: 2318-986X