A performatividade docente do Professor Gilles Deleuze/The teaching performativity of professor Gilles Deleuze

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Resumo


Procuraremos pensar com esse trabalho a especificidade da performance docente de Gilles Deleuze. Tomando como vetor relatos esparsos acerca de suas aulas, abordaremos a concepção de ensino de filosofia forjada pelo filósofo francês ao longo do exercício de sua atividade docente. Deleuze, em suas aulas, optava por seguir uma linha pedagógica muito distante daquela consagrada pelas academias, adotando como aporte privilegiado para expressar o seu pensamento – bem como o de outros filósofos – o espaço literário ao invés da história da filosofia. Visando acentuar a especificidade do trabalho professoral de Deleuze, propomos contrapor sua postura docente com a de outro importante filósofo, Immanuel Kant. Tal comparação demonstra-se possível uma vez que o tema sobre a impossibilidade de ensinar ou aprender o filosofar é algo em comum a ambos os pensadores, embora sejam filósofos que se encontram em campos de pensamento distintos. Apesar da distância, ambos os pensadores concordam que o filosofar não é algo da ordem da imitação, mas sim da criação. O intuito com tal trabalho de pensamento será o de sugerir algumas problematizações para se pensar o tópico ensino de filosofia.

Abstract: With this work, we seek think the specificity of the teaching performance of Gilles Deleuze. Taking as vector scattered reports of their classes, we discuss the philosophy of teaching concept forged by the French philosopher during the year of his educational activity. Deleuze, in his classes, chose to follow a very distant pedagogical line that consecrated by the academies, adopting as privileged contribution to express his thoughts - as well as other philosophers - the literary space instead of the history of philosophy for example. In order to emphasize the specificity of professorial work of Deleuze, we propose counteract his teaching position with another important philosopher, Immanuel Kant. This comparison shows is possible since the theme of the impossibility of teaching or learning the philosophy is something common to both thinkers, although they are philosophers who are in different fields of thought. Despite the distance, both thinkers agree that philosophy is not something of the order of imitation, but of creation. The aim with this work of thought will be to suggest some problematizations to think about the topic of teaching philosophy.

Keywords: Gilles Deleuze. Afeccion. Performativity. Teaching Philosophy. Literary Space

 


Palavras-chave


Gilles Deleuze. Afecção. Performatividade. Ensino de Filosofia. Espaço Literário

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DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283.g2777




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