A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire

Cleiton Santos Nunes

Resumo


Este ensaio pretende estabelecer um paralelo entre o filosofo dinamarquês Soren Aybe Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire, tomando como base a compreensão de educação da subjetividade nos referidos autores e suas implicações ético-pedagógicas na construção do caráter e da personalidade do indivíduo singular no interior das contradições existenciais, as quais o indivíduo enquanto pessoa humana precisa decidir em concretizar as possibilidades e tornar-se a si mesmo ou permanecer na inautenticidade, no anonimato e na impessoalidade. Ambos os autores, compreendem a educação como um fazer que deva ser capaz de promover a construção da autenticidade das pessoas a partir da transformação das condições da existência.

Abstract: This essay seeks to establish a parallel between the Danish philosopher Soren Aybe Kierkegaard and the brazilian educator Paulo Freire, based on the understanding of  education of the subjectivity in these authors and its ethical and pedagogical implications in the construction of the character and in the individual’s personality within the existential contradictions, in which the individual as a human being must decide upon realizing the possibilities and become himself or remain in the inauthenticity, the anonymity and in the impersonality. Both authors understand the education as an action that is able to promote the construction of the authenticity of people from the transformation of the conditions of existence.

Keywords: Inauthenticity; Education; Singularity.


Palavras-chave


Inautenticidade; Educação; Singularidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v2i4.693

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v2i4.693.g613




INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X