Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Os Cadernos do PET Filosofia têm por objetivo inicial divulgar a produção intelectual e social dos alunos do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Piauí, incentivando-os a atuarem em seu campo de trabalho buscando a excelência teórica e a compreensão prática integral; mas a publicação está aberta a alunos e professores de graduação e pós-graduação em filosofia no país e no mundo que queiram divulgar suas reflexões no âmbito da filosofia em geral e do ensino de filosofia em seus mais diferentes níveis. Os trabalhos devem inéditos e de natureza filosófica. Não temos restrição de corrente filosófica ou pertença política. Traduções de textos importantes de filosofia poderão ser também publicados, bem como resenhas de livros. Publicamos também resumos de teses e dissertações na área da filosofia.

 

Políticas de Seção

Artigos/Papers

Artigos inéditos em temáticas na área de filosofia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê/Debates

Artigos que discutem um tópico ou obra específica com réplica entre os debatedores; reunião de artigos/trabalhos apresentados em eventos científicos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensino de Filosofia/Teaching Philosophy

Artigos que discutam o ensino de filosofia em seus diferentes níveis -- do nível fundamental à pós-graduação --, abordando os diversos aspectos da dimensão educacional envolvida na atividade filosófica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução/Translations

Publicação de tradução de textos de interesse filosófico para estudantes brasileiros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas/Book Reviews

Resenhas de publicações na área da filosofia e do ensino de filosofia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias Acadêmicas e Bibliográficas

Divulgação de atividades acadêmicas relacionadas ao campo da filosofia e seu ensino, bem como de lançamentos bibliográficos na área.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos propostos para publicação serão avaliados de modo independente por pelo menos dois membros do conselho científico. Em caso de não haver um consenso entre os dois pareceristas, será indicado um terceiro parecerista para dirimir a questão.

 

Periodicidade

A Cadernos do PET Filosofia tem periodicidade semestral, com cada volume constituído por dois números editados da revista. Cada número tem seu sumário específico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...