ASPECTOS ÉTICO-MORAIS DA PEDAGOGIA EM SANTO AGOSTINHO

Claubervan Silva Lincow

Resumo


Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época (séc. V).  Não queremos propor valores ético-morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como tal, passando por fundamentações como o diálogo, amor, liberdade, as quais compõem o pilar necessário para os princípios éticos que devem reger a pedagogia.


Palavras-chave


Diálogo; Amor; Liberdade; Princípios ético-morais; Pedagogia agostiniana

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DOI: https://doi.org/10.26694/cadpetfil.v7i14.4943




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