Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Jornal de Ciências e Saúde – JCS, órgão cientifico do HU-UFPI, tem como objetivo contribuir para a divulgação e o desenvolvimento da pesquisa científica da área da saúde e ciências afins. Aceita para publicação artigos nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, resultantes de artigos originais, revisão integrativa, revisão sistemática, relato de experiência e reflexão, desde que atendam às suas normas de publicação. Lançada em formato eletrônico no ano de 2017, com periodicidade semestral.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Original / Original article / Originale

Resultado de pesquisa primária, com metodologia minuciosa, resultados inéditos e discussão aprofundada e com interface com a literatura científica nacional e internacional. Limitado a 20 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Sistemática / Systematic Review / Revisión Sistemática

Método de pesquisa conduzido por meio análise crítica de resultados de estudos primários, quantitativos ou qualitativos objetivando responder uma pergunta específica e de relevância para a Ciências da Saúde e/ou áreas correlatas. Utiliza critérios sistemáticos para identificar, selecionar, avaliar criticamente estudos relevantes. Limitado a 15 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Integrativa / Integrative Review / Revisión Integradora

Método de pesquisa que apresenta a síntese de resultados de estudos e conclusões gerais a respeito de uma área específica. Sua estrutura deve conter: questão de pesquisa, critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragem/busca na literatura, informações extraídas dos estudos selecionados, avaliação, interpretação e apresentação da síntese do conhecimento. Limitado a 15 páginas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência / Experience Report / Relatos de Experiencia

Descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. Deve conter descrição da experiência e/ou estratégias de intervenção  para a prática profissional da enfermagem e áreas correlatas. Limitado a 10 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão / Reflection / Refleción

Discussão teórica e crítica sobre um tema relevante para a ciências dasaúde e áreas correlatas. Deve analisar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre o tema. Limitado a 10 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados ao Jornal de Ciências e Saúde – JCS, órgão cientifico do HU-UFPI passam por etapas de avaliação. Na primeira etapa o manuscrito é designado ao editor de seção que fará análise de acordo com as normas e escopo da Revista. Após esta análise o manuscrito poderá estar apto a segunda etapa ou ser devolvido aos autores para readequar as normas, complementar o preenchimento dos metadados de submissão e/ou apresentar documentos suplementares. Poderá também ser recusado por não atender ao escopo do JCS HU-UFPI.

Na segunda etapa, o manuscrito será avaliado por dois avaliadores ad hoc (peer review), que emitirão parecer consubstanciado, de acordo com as normas da Revista, a respeito do conteúdo, da originalidade, do rigor metodológico e das contribuições para prática profissional. Nesta etapa omite-se a identificação dos consultores e dos autores. No caso de discordância de parecer o manuscrito poderá ser enviado a um terceiro avaliador ad hoc.

Após a análise dos avaliadores, o manuscrito poderá ser Aceito, Correções Obrigatórias ou Novas Submissões, com finalidade de contribuir para produção cientifíca da área de saúde e ciências afins,
de acordo com a deliberação do Conselho de Editoração, sendo o resultado comunicado ao autor responsável por meio do sistema OJS/SEER e pelo e-mail informado no processo de submissão.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Normas para publicação

Por favor, antes de submeter seu artigo verifique as Normas de publicação.

 

Creative Commons

Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 não adaptada