Eating behavior of autistic children and teens answered in a special education center integrated / Comportamento alimentar de crianças e adolescentes autistas atendidas em um centro integrado de educação especial / La conducta alimentaria de niños...

Márcia Astrês Fernandes, Marta Maria Fernandes de Vasconcelos, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Santo, Rosália Maria Tôrres de Lima, Jéssica de Oliveira Veloso, Regina Fátima Fernandes

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência vivenciada diante da observação do comportamento alimentar do autista em um Centro Integrado de Educação Especial da cidade de Teresina, Piauí. O Transtorno de Espectro Autista é uma disfunção caracterizada por falhas no desenvolvimento social e intelectual, afetando o comportamento e repercutindo no convívio social e linguagem. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por profissionais de saúde diante da observação de tal comportamento durante o lanche no período de janeiro a outubro de 2014. Resultados: No cotidiano de trabalho, na hora do lanche, observam-se as mais variadas reações como recusa ou preferência por certa cor, cheiro, consistência e textura. Resistência a sentar à mesa para comer com outras pessoas, entrar no refeitório e aceitar preparações novas. Conclusão: O Autismo é uma síndrome que compromete todo o desenvolvimento da criança e adolescente, e por esse motivo necessita de uma atenção especial do poder público, profissionais da saúde, familiares e demais pessoas envolvidas.

Palavras-chave


Transtorno Autístico. Alimentação. Comportamento Alimentar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i1.3138

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:



Apoio: