Permanent education in oncology in a Federal University Hospital / Educação permanente em oncologia em um Hospital Universitário Federal / Educación permanente en oncología en un Hospital..

João Victor Moura Garcia, Marta Solange Camarinha Ramos Costa, Odenilce Vieira Pereira, Cínthia Costa de Castro, Helena Cecilia Branches Soares, Aline Maria Pereira Cruz Ramos

Resumo


Objetivo: avaliar a participação de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Oncologia e profissionais de saúde nas reuniões do Grupo de Educação Permanente em Oncologia durante seu primeiro ano de implantação. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, descritivo, retrospectivo sobre a implantação da educação permanente no Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia. Para obtenção dos dados pertinentes ao estudo foram utilizados os relatórios de frequência dos participantes nas reuniões científicas e realizada análise descritiva no Microsoft Excel 2010. Resultados: foram desenvolvidos seminários e discussões sobre oncogenética, fisiopatologia do câncer, tipos de tratamento, suas toxicidades e assistência multiprofissional ao paciente oncológico. Durante o desenvolvimento do projeto, os residentes abordaram a maior parte dos temas, assim como foram os mais assíduos nas reuniões científicas em relação aos profissionais, com destaque para a categoria de enfermagem. A participação nas reuniões apresentou crescimento gradativo. Conclusão: esta experiência possibilitou detectar a importância do processo de educação permanente como ferramenta útil na detecção de precariedade na formação dos futuros especialistas, além da interação entre assistência, ensino e pesquisa. A baixa adesão dos profissionais às reuniões pode estar relacionada à alta carga de serviço e/ou ausência de obrigatoriedade da presença nas reuniões.

Descritores: Educação Continuada. Oncologia. Pessoal de Saúde. Equipe de Assistência ao Paciente. Capacitação Profissional.


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DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.824-9

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