CHAMADA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS
CALL FOR PAPERS
A Revista Conexão Política é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI voltada para a área de Ciência Política e Relações Internacionais. Por entendermos que a Ciência Política e a Teoria das Relações Internacionais se constituem de diferentes matrizes teóricas e metodológicas, privilegiamos no periódico a diversidade de abordagens e perspectivas científicas interdisciplinares. Assim, a Revista Conexão Política publica artigos de diferentes naturezas, empíricos e teóricos, revisões de literatura, revisões sistemáticas, traduções, resenhas e ensaios.Nesse plano, comunicamos, igualmente, que o próximo número da Revista Conexão Política, V. 12, N. 2, de 2023.2, contará com o Dossiê: “Novas questões e tendências nos estudos de Comunicação Política e Opinião Pública”, organizado pelo professor JOSCIMAR SILVA (ABRAPEL, IFPI e UFPI) e pela professora MÉRCIA ALVES (UFPR e UNIOESTE).
Ao aproximarmos dos 100 anos de estudos em Opinião Pública em termos da Sociologia e da Ciência Política, podemos compreender o grande avanço que os anos de 1940 e 1950 representaram para os campos de Comunicação Política e de Opinião Pública. A ideia de irracionalidade das massas foi superada por uma análise racionalizadora das conexões entre os tipos de sociedade e seus efeitos no comportamento eleitoral; a ideia de super domínio dos meios de comunicação deu lugar aos estudos sobre influência pessoal e sobre intermediação.
Nessas 8 décadas os estudos de Comunicação Política e Opinião Pública se ampliaram, e diversificaram quanto aos objetos de estudo e suas fontes de referências nos campos disciplinares. Permanecem vivas as análises sociológicas e psicológicas e da escolha racional para explicar o voto e tantas outras derivações ou renovações vieram em forma de teorias, hipóteses e buscas por validar interpretações sobre o comportamento político.
A recente difusão da internet nas últimas duas décadas colocou novas questões sobre a opinião pública, especialmente quanto às novas formas de estudar a opinião pública online. Mas, para além disso, a ascensão das novas direitas e tentativas de implantação de regimes autoritários e a regressão democrática em alguns países inspirou provocações sobre comportamentos de massa e influência dos meios de comunicação, especialmente os digitais. Ou seja, nesse momento é preciso pensar o papel da comunicação política em processos de desdemocratização e de erosão da confiança nas instituições democráticas e também como os ambientes digitais cooperam com isso.
Para além dessa questão central, este dossiê se abre para uma diversidade de temas:
- Inovações na Comunicação política e eleitoral;
- Comunicação governamental e inovações;
- Novos temas nas pesquisas de opinião pública;
- Novas abordagens na pesquisa em Comunicação política;
- Interdisciplinaridade na pesquisa em Opinião Pública;
- Intermediação e comunicação quase direta;
- Informação e desinformação;
- Partidos políticos e movimentos;
- Novas marcas partidárias;
- Campanhas eleitorais e polarização;
- Polarização e violência política na opinião pública e na comunicação política;
- Outros temas em Comunicação Política e Opinião Pública.
Nesses termos, informamos que a submissão de artigos para o V. 12, N. 2 da Revista Conexão Política poderá ser enviado até o dia 30 de julho de 2023.
Visitem a página da Conexão Política, onde estão disponíveis os números já publicados e aproveite para conhecer as normas de publicação:
https://revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/issue/archive
Critérios para submissão:
https://revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/pages/view/criteriosubmissao
Atenciosamente,
Comitê Editorial
ISSN 2317-3254