Notícias

Link - Curso "Fundamentos para o exercício de parecerista ad hoc"

 

Informamos a todos os inscritos que a transmissão do segundo dia do curso "Fundamentos para o exercício de parecerista ad hoc", promovido pela Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), será transmitido por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=siGMV7kYzVc 

Compartilhamos com todos vocês que a REUFPI também encontra-se no @instagram e no Twitter! Segue a gente para você ficar por dentro das novidades!

Até lá!!!



PROGRAMAÇÃO DO CURSO

“FUNDAMENTOS PARA O EXERCÍCIO DE PARECERISTA AD HOC”

 

 Horário

Tema

Facilitador

Dia 20/08/2020

14h

A importância do parecerista para o avanço do conhecimento na enfermagem

Profa. Dra. Ana Fátima Carvalho Fernandes (Rev. Rene)

14h40

Atividade de peer review: como fazer e ser reconhecido?

Prof. Dr. Álvaro Francisco Lopes de Sousa (REBEn/REPIS)

15h20

Noções sobre indicadores bibliométricos

Prof. Dr. Antônio José de Almeida Filho

(REBEn)

16h

Importância das diretrizes da Rede Equator para elaboração do parecer ad hoc

Profa. Dra. Dulce Aparecida Barbosa (REBEn)

16h40

Especificidades dos pareceres de estudos relatos de experiência e reflexão

Profa. Elizabeth Teixeira (REBEn)

Dia 21/08/2020

 16h

Especificidades dos pareceres de estudos qualitativos

Profa. Maria Itayra Padilha (Prof. Visitante Unifesp)

17h

Especificidades dos pareceres de estudos de revisão

Prof. Dr. Luís Carlos Lopes-Junior (REUFPI)

17h40

Aspectos éticos e a qualidade do parecer

Profa. Dra. Ivone Evangelista Cabral (EAN Rev Enferm)

18h40

A plataforma SEER/OJS e o formulário de avaliação

Prof. Dr. Fernando José Guedes da Silva Júnior (REUFPI)

 

 
Publicado: 2020-08-19
 

Curso "Fundamentos para o exercício de parecerista ad hoc”

 
A Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), em 2020, tem passado por uma transição da equipe e política editorial. Passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass) e aceitar submissão de manuscritos publicados em repositórios preprints. Nosso periódico tem adotado como método de avaliação de manuscritos o sistema Double Blind Review e segue a política de acesso aberto (Open Access), seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REUFPI, nesta nova gestão, pretende ampliar a visibilidade do periódico, melhorar suas métricas e, para isso, tem apostado na internacionalização, bem como na qualidade e originalidade dos manuscritos. 
Essa nova dinâmica tem exigido a formação de um novo grupo de pareceristas e uma das maiores preocupações tem sido a qualidade dos pareceres e, nesse sentido, gostaríamos de convidar a comunidade científica a participar do curso “Fundamentos para o exercício de parecerista ad hoc”, promovido pela REUFPI. 
Este curso foi criado com objetivo de fortalecer a equipe de pareceristas da REUFPI e contará com a participação de editores das melhores revistas brasileiras na área da enfermagem. O curso é aberto a comunidade acadêmica, é gratuito, possui carga horária de 10 horas, será hospedado no Google Meet e a certificação será emitida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFPI). Para participar é necessário apenas realizar inscrição no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzuldMmJw4Hv3KH3FaSAT28uivo3-f7fvjSws332i3hjcqTQ/viewform

Sem dúvida, sua participação será fundamental para mantermos a excelência da REUFPI, o trabalho ético e científico que vem sendo realizado.
Aguardamos você!
 
Publicado: 2020-08-12
 

Novas Diretrizes aos Autores

 

Prezados autores, a partir de 29 de julho de 2020, os manuscritos submetidos à Revista de Enfermagem da UFPI deverão seguir às novas diretrizes disponíveis na barra de navegação "Diretrizes aos Autores".

 

 
Publicado: 2020-07-29 Mais...
 

Chamada para publicação - "Contribuições da Enfermagem no enfrentamento da COVID-19"

 

A Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (REUFPI) convida a comunidade científica a submeter manuscritos inéditos com a temática “Contribuições da Enfermagem no enfrentamento da COVID-19”.

A REUFPI, preocupada com todas as repercussões causadas pelo novo coronavírus, adotará o fluxo editorial do tipo fast track — um conjunto de procedimentos para agilizar o processo de avaliação editorial, revisão por pares e publicação de manuscritos sobre esta temática. Uma vez que, numa emergência de saúde pública, o conhecimento científico precisa ser disseminado de forma rápida e segura.

Este periódico é editado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Departamento de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 2012. O periódico tem como missão promover disseminação do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras áreas da saúde, por meio da publicação de manuscritos empíricos ou teóricos, com foco na interlocução internacional.

Categoria dos artigos: artigos originais e de revisão 

Processo de julgamento: peer review

Período para submissão: 14 de julho a 30 agosto de 2020

Plataforma para submissão: https://ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/index 

Instruçoes aos autores: https://ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/about/editorialPolicies#custom-0   

 
Publicado: 2020-07-13 Mais...
 

RANKING CUIDEN CITACION - 2017*

 

REVISTAS DE ENFERMERIA MAS CITADAS EN IBEROAMERICA

A REUFPI continua entre as Revistas na Área de Enfermagem mais citadas na America Latina


Grupo 1: Revistas con Repercusión (Impacto)1

Ranking complete

http://www.index-f.com/cuiden_cit/citacion.php

 
Publicado: 2019-01-23
 

CAPES - Portaria nº 206 de 04 de setembro de 2018

 

Tendo em vista a recente publicação da Portaria CAPES nº 206 de 04 de setembro de 2018 (link abaixo), que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, a Revista de Enfermagem da UFPI solicita a todos os autores que informem o recebimento de auxílio à pesquisa oriunda não só da CAPES, mas de qualquer outra agência de fomento à pesquisa, em todos os manuscritos submetidos a REUFPI.

Sendo assim em cumprimento à referida Portaria, a partir desta data, os autores devem fazer referência ao apoio recebido que decorram de atividades financiadas pela CAPES, integral ou parcialmente.

Caso seu manuscrito esteja em tramitação favor atualizar seum metadados diretamente no sistema de submissão.

http://capes.gov.br/CECOL/Portaria_CAPES_DOU_206_de_2018.pdf  

Atenciosamente,

Equipe REUFPI

 
Publicado: 2018-09-20
 

REUFPI sobe no ranking entre as revistas de enfermagem mais citadas na região Ibero Americana no ano de 2016

 

A Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) sobe no ranking entre as revistas de enfermagem mais citadas na região Ibero Americana no ano de 2016.  Agora integra o Grupo 1: Revistas con Repercusión (Impacto), ocupando a 25 posição e RIC: Repercusión Inmediata Cuiden (Indice de Impacto) de 0,625.

 
Publicado: 2017-08-02 Mais...
 

Últimas noticias

 

Nova Indexação - BDENF

Prezados autores, leitores e avaliadores, informamos que a Revista de Enfermagem da UFPI - REUFPI, foi aprovada para indexação na BDENF. O parecer foi homologado na 12a Reunião do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem e em breve será avaliada para inclusão na LILACS.

REUFPI entre as mais citadas na região Ibero-Americana

Caros autores, leitores, avaliadores e conselheiros,

É com imensa satisfação que anunciamos que a Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), ganhou destaque entre as revistas mais citadas no ranking da análise bibliométrica utilizada pelo Grupo de Estudios Documentales da Fundación Index. Este é um índice de revistas sobre Cuidados de Saúde com repercussão Ibero-americana, apresentado pela Citación Cuiden. A Repercusión Inmediata Cuiden (RIC) foi estimada com índice de impacto de 0,0649.

Mais informações, acesse o link:

http://www.index-f.com/cuiden_cit/citacion.php

 

 
Publicado: 2016-04-11 Mais...
 

REUFPI entre as mais citadas na região Ibero-Americana

 

Caros autores, leitores, avaliadores e conselheiros,

É com imensa satisfação que anunciamos que a Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI), ganhou destaque entre as revistas mais citadas no ranking da análise bibliométrica utilizada pelo Grupo de Estudios Documentales da Fundación Index. Este é um índice de revistas sobre Cuidados de Saúde com repercussão Ibero-americana, apresentado pela Citación Cuiden. A Repercusión Inmediata Cuiden (RIC) foi estimada com índice de impacto de 0,0649.

Mais informações, acesse o link:

http://www.index-f.com/cuiden_cit/citacion.php

 

 
Publicado: 2015-09-15 Mais...
 

REUFPI é indexada na Sumários.org, Latindex, Diadorim e Cuiden

 

É com grande alegria e satisfação que informamos a comunidade acadêmica e a quem mais interessar que a Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) obteve importantes indexações. A REUFPI foi indexada na Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org), uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).

Outra importante conquista foi a indexação no Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal el Caribe, España y Portugal (Latindex) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A rede Latindex reúne e dissemina informações bibliográficas sobre as publicações técnico-científicas da Região e, por meio de recursos compartilhados, produz e dissemina padrões editoriais com vistas a elevar a qualidade dessas publicações.

A REUFPI conseguiu mais uma indexação importante: a CUIDEN. Trata-se de um banco de dados bibliográfica da Fundação Index incluindo a produção científica sobre Cuidados de Saúde no espaço científico latino-americano, agrupa estudos com abordagens clínicas e cuidados em todas as especialidades, métodos, características históricas, sociais ou culturais. Contém artigos de periódicos, livros, monografias e outros documentos, incluindo materiais inéditos, cujos conteúdos são previamente avaliados por um comitê de especialistas.
 
Publicado: 2012-09-17
 
1 a 10 de 10 itens